A Cooperativa » PEE

Programa de Eficiência Energética

 

A Cooperativa Fumacense de Eletricidade - CERMOFUL executa anualmente seu programa de eficiência energética (PEE), em atendimento à cláusula do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica e à lei nº 9.991/2000.

 

A legislação pertinente ao assunto determina que as permissionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual de sua receita operacional líquida (ROL) em programas de eficiência energética no uso final, ou seja, em projetos executados nas instalações dos consumidores ou que a eles proporcionem benefícios.

 

A resolução normativa nº 300/2008  da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estabelece critérios para aplicação de recursos e demais providências relativas ao programa de eficiência energética.

 

O manual para elaboração do programa de eficiência energética é o guia determinativo de procedimentos dirigidos às concessionárias, para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela ANEEL.


Um dos objetivos do PEE é a promoção da utilização racional e consciente da energia elétrica, combatendo o desperdício.

 

O que é desperdicío de Energia?

O desperdício de energia é o uso inadequado de aparelhos e sistemas, por exemplo:

 

• Uma lâmpada acesa em um ambiente sem ninguém, pois a luz não está servindo para iluminar;
• Uma geladeira semiaberta devido a problemas com as borrachas de vedação;
• Um carro parado em um engarrafamento, fazendo com que o motor trabalhe mesmo parado.

 

São pequenos e simples detalhes que causam desperdício de energia na sociedade, e são esses que devem ser combatidos.

 

Por que se desperdiça energia?

Uma lâmpada incandescente comum tem uma eficiência de 8% (ou seja, 8% da energia elétrica usada é transformada em luz e o restante aquece o meio ambiente). A eficiência de uma lâmpada fluorescente compacta, que produz a mesma iluminação, é da ordem de 32%.

O que diferencia uma lâmpada da outra, a princípio, para a população em geral, é o preço das mesmas. Porém uma lâmpada fluorescente se torna mais viável devido a outros fatores que são: a vida útil e principalmente a economia proporcionada na conta de energia.
A seleção de equipamentos e sistemas mais complexos pode ser mais dif&´cil ainda. Esta razão pela qual muitos consumidores escolhem equipamentos mais eficientes.

 

Como não desperdiçar energia?

As atitudes para se combater o desperdício de energia são simples e muito eficazes, e não significa abrir mão do conforto que a energia nos proporciona. Com isso se preservará os recursos naturais do país e do mundo. Evite usar equipamentos no horário de ponta, das 17 às 22 horas, pois é o horário de maio consumo de energia.Na compra de equipamentos eletrodomésticos dê preferência para equipamentos com selo do PROCEL, pois estes têm economia comprovada pelo INMETRO.

 

Confira alguns aparelhos e seu cosumo mensal aproximado:

 

Para que serve um projeto de Eficiência Energética?

Para informar os associados e consumidores quanto ao uso de energia elétrica com responsabilidade, segurança e economia. Ele também serve para ajudar você a economizar doando eletrodomésticos e lâmpadas que propiciem a economia. Cada pessoa é responsável pela utilização consciente dessa fonte de energia (elétrica), sem ela não conseguiríamos utilizar a maioria das coisas que temos em nossa casa.

 

Por que participar?

Para reduzir seu consumo de energia elétrica, colaborar para melhor utilização dos recursos naturais e diminuir os gastos com energia do planeta.

 

Projeto da CERMOFUL (PDF)

Abaixo, segue o link com informações do Projetos de Eficiência Energética que foi previsto e realizado pela Cooperativa Fumacense de Eletricidade - CERMOFUL.

 

Programa de Eficiência Energética - Ciclo 2010/2011