A Cooperativa » Colaboradores

Colaboradores

A CERMOFUL torna público que mantém compromisso com os colaboradores, onde adere a diretrizes que respeitam o direito dos trabalhadores, como: garantir remuneração adequada; respeitar a legislação pertinente ao horário de trabalho e a respectiva jornada semanal; respeitar a liberdade de associação e negociação coletiva; proporcionar ambiente saudável e seguro a todos os seus colaboradores; não usar ou apoiar o trabalho forçado; não empregar ou apoiar o uso de trabalho infantil; não se envolver ou apoiar quaisquer tipos de discriminação; não usar ou apoiar práticas disciplinares abusivas como punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

 

Oferta de trabalho para deficientes físicos: A CERMOFUL integra em seu quadro de colaboradores, um profissional capacitado que opera atualmente no COD - Centro de Operação da Distribuição.

 

Profissionalização

 

Capacitação e desenvolvimento profissional  - A CERMOFUL investe em programas de formação técnica e desenvolvimento profissional e humano de seus colaboradores. De modo a manter a CERMOFUL a par da evolução, nas áreas tecnológicas e gerenciais, oferecendo aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento de suas habilidades e potenciais. A educação contínua nas áreas de qualidade, de segurança, de gestão e de extensão universitária (cursos técnicos, graduação e especialização) atinge 90% dos colaboradores.

 

Educação  - A CERMOFUL vêm, desde 2007, incentivando seus colaboradores a praticar cursos profissionalizantes, cursos de ensino fundamental e médio, cursos superior, pós-graduação, cursos de computação, cursos de especialização no setor elétrico em todas as áreas, palestras e outros estudos de forma a qualificar e profissionalizar cada vez mais o corpo funcional da empresa, perante as novas exigências do Setor Elétrico Brasileiro.

 

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos colaboradores, de forma paritária, em cada setor da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

O objetivo da CIPA é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos". Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Seu é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho e procurando atualizar-se com o que de mais moderno em questão de segurança.

 

A CIPA foi constituída na CERMOFUL em maio de 1998, com o intuito de preservar a saúde e a integridade dos seus colaboradores, sendo que, as atividades realizadas pela CERMOFUL possuem alto grau de periculosidade. Com isso, foram designados pela diretoria quatro (4) colaboradores e outros quatro (4) colaboradores foram eleitos. Esta comissão se reuni uma vez por mês para encontrar melhores soluções e assim, garantir a saúde e bem estar dos colaboradores da CERMOFUL.

 

Além dos encontros mensais, a CIPA realiza uma vez por ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT).  É uma semana dedicada a aprender mais sobre segurança no trabalho e qualidade de vida, onde foram realizadas palestras de diversos temas, como saúde, primeiros socorros e motivacionais. Essas atividades são importantes para incentivar a segurança tanto dos nossos colaboradores, quanto para a sociedade.