Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

Semana teve registro histórico no consumo de energia elétrica
20/02/2020
Semana teve registro histórico no consumo de energia elétrica

Na terça-feira, dia 18, a região Sul passou por um dos dias mais quentes dos últimos anos, com a sensação térmica superior a 50 graus. Tanto calor também fez com que o consumo de energia elétrica fosse muito elevado. A Cermoful registrou o maior consumo da história em único dia: 30,5 MW.

 

Conforme o supervisor operacional, Samuel Salvan Sartor, o ar-condicionado é quem puxa essa alta. “É natural que um dia como este, quem possui o aparelho busca o conforto”, comenta Sartor. Há alguns anos quem liderava essa alta era o chuveiro elétrico no início da noite. “Com o uso do ar condicionado, horário de expediente da indústria e todos demais aparelhos de refrigeração trabalhando no máximo, o pico deste ano foi entre 14h e 15h”, destaca.

 

Outra observação feita por Salvan se dá em relação a instalação da rede interna dos estabelecimentos. “O consumidor deve estar atento a sua capacidade interna. Em muitos casos constatamos instalações antigas, com diversos aparelhos instalados, isso causa sobrecarga e desligamentos no local”, alerta.

 

No que compete a Cermoful não foi necessário nenhum desligamento. “Com a subestação em uso a carga foi dividia e o sistema ficou em pleno funcionamento”, relata o supervisor. “Se isso tivesse acontecido antes de termos uma subestação própria, seriamos obrigados a fazer um racionamento”, finaliza.