Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

CERMOFUL lança edital de Assembleia Geral Extraordinária Digital
26/08/2021
CERMOFUL lança edital de Assembleia Geral Extraordinária Digital

Os membros do Conselho de Administração da Cermoful reuniram-se nesta quinta (19) para deliberar sobre a realização de uma AGE - Assembleia Geral Extraordinária que tem como objetivo traçar os rumos e os investimentos da cooperativa para manter-se competitiva e eficiente pelos próximos anos.

Os técnicos da permissionária que atuam na Cermoful apresentaram um levantamento detalhado da atual situação, sendo que até o momento, a subestação de Morro da Fumaça é a que mais preocupa, já que possui mais de 30 anos e necessita de investimentos.

Pertencente a CELESC, a subestação de Morro da Fumaça denominada MUA-CELESC é alimentada pela subestação ICA-CELESC através de uma rede de 69kV, e possui capacidade nominal de 20/26MVA. A energia recebida é transformada para 13.8MVA, e só então, é distribuída pela cooperativa aos consumidores adequando aos níveis de tensão disponíveis no mercado.

“Atualmente a subestação de Morro da Fumaça encontra-se com cerca de 90% de sua carga nominal e a subestação de Criciúma que possui a mesma capacidade já está com mais de 60% de sua carga nominal sendo utilizada” afirma o engenheiro eletricista Adelcio Cavagnoli, responsável pelo setor na Cermoful. 

Outro fator importante neste processo é a projeção da oferta e demanda de energia elétrica para os próximos anos devido ao processo de industrialização e o aumento de equipamentos residenciais ligados na rede de distribuição. “No setor industrial pelo menos sete novas áreas industriais devem entrar em operação em breve na área de cobertura da cooperativa, sendo três no município de Morro da Fumaça, duas em Urussanga, duas em Cocal do Sul, sem contar com a expansão do corredor industrial em Criciúma e Içara no anel viário”, acrescenta Samuel Sartor, gerente operacional da Cermoful.

Para que os investimentos possam ser realizados conforme determina o Estatuto Social da cooperativa, é necessário levar as informações e dados ao conhecimento e votação dos associados através de uma Assembleia Geral Extraordinária. Para efeito de quórum, a Cermoful possui 16.167 associados, e com base em consulta realizada junto a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça, a legislação vigente limita no momento a participação de até 300 pessoas, desde que cumpridas todas as regras sanitárias. Outra alternativa é seguir a portaria 681 da SES, que avalia a realização de eventos com contingente acima de 500 participantes, sendo obrigatório a apresentação de um plano de contingenciamento junto a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS/SES) que após análise remeterá parecer ao município sede e a Comissão Intergestora Regional (CIR) para os devidos encaminhamentos e autorizações.  Por conta disso, a diretoria da Cermoful optou pela realização da assembleia de forma digital, visto que a limitação de participantes não é uma opção aceitável, pois todo associado possui o direito de se fazer presente, direito este garantido pelo estatuto social. “As informações complementares do edital e a forma de participação dos associados na assembleia serão publicadas no site da cooperativa www.cermoful.coop.br/assembleiadigital onde serão divulgadas as informações necessárias para que o associado possa participar e exercer seu direito de voto”, afirmou o Assessor Jurídico da Cermoful, Rafael Trento Ribeiro.

Segundo o Presidente da Cermoful, Rudy Recco, “os investimentos são necessários para que a cooperativa continue oferecendo serviços com quantidade e qualidade. Vamos construir uma nova subestação e duplicar a capacidade de oferta de energia, garantindo assim, o crescimento e desenvolvimento da nossa região. Parte dos investimentos serão realizados com recursos próprios, frutos de um grande trabalho de toda a diretoria em conjunto com os funcionários da cooperativa, que colocaram as contas em dia. A outra parte dos investimentos serão realizadas através de um financiamento junto ao BRDE”.